terça-feira, 12 de março de 2013

Petrus Romanus


São Malaquias nasceu em Armagh, Irlanda, aproximadamente em 1095. Foi um monge do mosteiro de Bangor (Irlanda) a quem foram atribuídos diversos milagres, além da famosa Profecia dos Papas, fruto de uma visão que teria tido a respeito dos futuros 112 Papas da Igreja Católica Apostólica Romana. 

Ele foi o primeiro santo irlandês, canonizado pelo Papa Clemente III em 1199. Há nessa profecia 112 sentenças que caracterizam os Papas católicos, desde Celestino II, em 1143, até o último pontífice, “Petrus Romanus”.



O interessante é que, segundo estudiosos desta profecia, o Papa Bento XVI seria associado à penúltima frase, sendo portanto o penúltimo Patriarca. São Malaquias o descreveu como “Gloria Olivae”, (Glória das Oliveiras). O lema remete à ordem fundada por São Bento, os “Beneditinos” ou “Olivetanos”, ordem da qual faz parte o Papa Emérito Bento XVI. O nome escolhido pelo Cardeal Joseph Ratzinger para ser chamado enquanto Papa (“Benedictus “ou Bento, em português) faz menção ao fundador desta ordem.

Há também uma outra profecia, do Monge de Pádua, que também definiu aspectos do pontificado de alguns papas; 


Por serem muitas, mencionamos aqui as frases de São Malaquias e do Monge de Pádua apenas dos últimos 5 pontificados:




São Malaquias: Flos Florum (A Flor das Flores)
Monge de Pádua: "A sombra do Anti-Cristo começará a obscurecer a Cidade Eterna"

Paulo VI foi um devoto mariano. Um dos símbolos de Maria é a Flor. Este símbolo também observamos em seu brasão, que possui três flores-de-liz, o que o define como “Flor das Flores”. Em 1968 o Papa Paulo VI disse que "a fumaça de Satanás" tinha penetrado na Igreja por alguma fenda.





São Malaquias: De Medietate Lunae (Da Meia Lua)
Monge de Pádua: "O pastor da laguna; seu reinado será tão rápido como a passagem de uma estrela cadente." 

João Paulo I teve um breve pontificado, morrendo apenas um mês após se tornar papa.








São Malaquias: De Labore Solis (Do Trabalho do Sol)
Monge de Pádua: "Virá de longe e manchará a pedra com seu sangue"

João Paulo II foi um incansável trabalhador, sendo o Papa que mais viajou o mundo. Originário da Polônia, “veio de longe”, já que a grande maioria dos Papas foram italianos. Tornou-se pontífice e faleceu em um dia de Eclipse Solar. Sofreu um atentado em 1981, manchando com sangue a Praça de São Pedro.





São Malaquias: Gloria Olivae (Glória da Oliveira)
Monge de Pádua: "Semeador de paz e de esperança em um mundo que vive suas últimas esperanças"

Bento XVI é a Gloria das Oliveiras, ou como dito no começo deste post, ele pertence à Ordem dos Beneditinos, também conhecidos como Olivetanos. A adoção do nome Bento pelo então Cardeal Joseph Ratzinger deveu-se à atuação de São Bento de Núrsia (480-547), que fundou a Ordem Beneditina. O próprio Papa Bento XVI confirmou esta “homenagem”, após a publicação das explicações sobre seu brasão. Os mosteiros de São Bento foram responsáveis pela manutenção da cultura latina e grega e pela evangelização da Europa, após as invasões bárbaras. Queria  Bento XVI a "recristianização da Europa", ou seja, gostaria de ser um  “Semeador de paz e de esperança”.



São Malaquias: In persecutione extrema S.R.E. sedebit Petrus Romanus qui pasce oves in multis tribulationibus: quibus transactis civitas septicollis diruetur et ludex tremendus iudicabit populum. Finis. ("Na última perseguição à sagrada Igreja Romana reinará Pedro o Romano, que alimentará as suas ovelhas com muitas tribulações; passadas as quais a cidade das sete colinas (Roma) será destruída e o juiz terrível julgará o seu povo. Fim.")

Monge de Pádua: "Ele chegará a Roma de uma terra distante para encontrar tribulação e morte"

Petrus Romanus (Pedro Romano) -  Após o dia 11 de Fevereiro de 2013, quando a notícia da renúncia  de Bento XVI abalou o Catolicismo, a profecia de São Malaquias voltou à tona. Seria mesmo esta profecia verdadeira? Quem seria “Petrus Romanus”? Seria ele o último Papa? Vamos, neste post, procurar jogar mais luz sobre este assunto...


Segundo as regras de escolha do Sumo Pontífice, teoricamente, não é necessário ser um cardeal para ser Papa. Em teste, qualquer homem católico batizado pode ser escolhido. Claro que, na prática, apenas cardeais alcançaram essa posição desde 1378. 


Não consideraremos neste post os "papabile" que não tenham nenhuma ligação (ao nosso ver), com "Petrus Romanus", como o cardeal mais cotado de todos, Angelo Scola.


Vamos à lista dos cardeais que possuem "Pedro" (ou suas derivações) em seu nome:



Simon Ignatius Pimenta - Simon, ou Simão, era o nome do apóstolo pescador antes de Cristo trocá-lo para Pedro. Arcebispo Emérito de Mumbai (Índia), este cardeal indiano possui 93 anos e não é visto como papabile pela imprensa. Virtualmente não possui qualquer chance de ser eleito Papa. 

Pedro Rubiano Sáenz - Arcebispo Emérito de Bogotá (Colômbia), este cardeal colombiano possui 80 anos. Virtualmente não possui qualquer chance de ser eleito Papa, e apenas seu nome "Pedro" tem alguma referência à "Petrus Romanus"


Tarcisio Pietro Evasio Bertone - Atual Carmelengo, este cardeal italiano possui 78 anos. Ele é apontado por muitos estudiosos como "Petrus Romanus", já que possui "Pedro" em seu nome, é italiano e pasmem: nasceu na cidade de "
Romano Canavese". A descrição de "Petrus Romanus" serve perfeitamente para Tarcisio Bertone. Mesmo sendo visto como papabile pela imprensa, suas chances de ser eleito Papa são muito pequenas, já que o próximo Papa deve ser alguém com menos idade. Seus 78 anos deixariam-no com um curto período de pontificado. É o responsável pela Igreja Católica neste momento de "Sede vacante".

Jean-Louis Pierre Tauran - Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-Religioso e Protodiácono da Igreja. Este cardeal francês possui 69 anos, e a única questão que o aproxima de ser o próximo pontífice é o nome "Pedro" (Pierre, em francês). Sua idade avançada e outros elementos fazem com que não seja considerado como papabile pela imprensa. Virtualmente não possui qualquer chance de ser eleito Papa. 


Jean-Pierre Ricard - Cardeal francês que possui 68 anos. Não é considerado como papabile pela imprensa e é outro cardeal que virtualmente não possui qualquer chance de ser eleito Papa. 


Christoph Maria Michael Hugo Damian Peter Adalbert (Graf von) Schönborn - Cardeal theco, possui 68 anos. Como outros, a única questão que o aproxima de ser o próximo pontífice é o nome "Pedro".


Peter Kodwo Appiah Turkson - Cardeal ganês, possui 64 anos. É presidente do  Pontifício Conselho Justiça e Paz no Vaticano. Este é um cardeal considerado como papabile pela imprensa (Bloomberg, CNN, Fox News Channel, The Guardian, New York Times). É o cardeal negro que mais possui força, dentre os cardeais "candidatos".


Péter Erdo - Possui 60 anos. Este cardeal húngaro é arcebispo de Esztergom-Budapeste,  e, consequentemente, Primaz da Hungria. É também o Presidente da Conferência Episcopal da Hungria e Presidente do Conselho das Conferências Episcopais da Europa. Este é um cardeal considerado como papabile pela imprensa (The Italian Insider, NewsAT, Rzeczpospolita). 


Odilo Pedro Scherer - Cardeal brasileiro, possui 63 anos. Odilo tem sido considerado "papabile" pela imprensa (CNN, The Guardian, Irish Times,Rzeczpospolita, La Repubblica) e consta em segundo lugar na preferência dos cardeais, atrás apenas do italiano Angelo Scola. 
Sabemos que os cardeais italianos estão divididos e que provavelmente não votarão em seu conterrâneo. Assim como os cardeais latino-americanos, talvez por inveja, não apoiarão Scherer numa primeira votação. 

Além de seu posicionamento dentro do Vaticano, Odilo é considerado um dos favoritos, por vários motivos: o Brasil é o país com maior número de católicos, com cerca de 164 milhões de adeptos; os cardeais estariam propensos a eleger um papa não europeu; Relacionando Odilo às profecias de São Malaquias e do Monge de Pádua, este possui "Pedro" em seu nome, provêm de uma terra distante (o Brasil), e é Arcebispo de São Paulo.

São Paulo é o nome dado à maior cidade brasileira, em homenagem ao personagem Saulo, que era turco, mas cidadão romano por nascimento, e perseguidor dos cristãos primitivos. Após sua conversão na estrada de Damasco, Saulo alterou seu nome para  Paulo, e começou a pregar o evangelho. Após morrer como mártir, Paulo tornou-se São Paulo. 


A profecia de São Malaquias pode referir-se à "Petrus Romanus" não como um romano, literalmente falando (nascido em Roma, ou na Itália), mas sim a um romano no sentido figurado, conotativo. Como já dissemos, Odilo é arcebispo de São Paulo. Estaria São Malaquias referindo-se a "Romanus", de "Petrus Romanus" ao cidadão romano Paulo? 

Outra característica interessante é o Brasão de Odilo Pedro Scherer. Nele constam 4 cruzes de malta, ou "cruzes de São João". Segundo o livro dos Atos dos Apóstolos, no ano 60 da era cristã, São Paulo naufragou e chegou à costa maltesa, onde promoveu a conversão de seus habitantes. A partir desta data, os malteses aderiram ao Cristianismo e permanecem-lhe fiéis até hoje.


Um outro aspecto, talvez o mais interessante que aponte Odilo Pedro Scherer como o possível "Petrus Romanus" é a interpretação de uma profecia do mestre gnóstico contemporâneo, Samael Aun Weor, contido no prefácio  do Livro "Meu regresso ao Tibet - Mensagem de Natal de 1969-1970", escrito por um de seus discípulos, Gargha Kuichines:


"(...) Desde aquele tempo quando apenas contava com um pequeno salão e uma câmara, recebemos dos lábios do Mestre profecias tais como que para o ano 70 já haveria o homem posto seus pés na Lua. Que um dos Papas depois de Pio XII visitaria vários lugares do mundo e outro Papa visitaria a Colômbia, que o via em uma grande cidade nossa, e multidões o aclamavam. Que na Terceira Guerra Mundial seria arrasado o Vaticano pelos inimigos do Cristianismo, mas que o Papa da época não seria destruído, e se encontraria são e salvo em um país da América Latina, que por sua magnitude, pareceria o Brasil. Que a Colômbia tinha que pagar um grande karma, e derramaria muito sangue, que a sabedoria da Castidade Científica se estenderia primeiramente por toda a América e mais tarde por todos os continentes, em fim, uma série de informações que desconcertavam a todos os ouvintes, e parecia a todos nós que o Mestre divagava ou sonhava (...)" 

Na Terceira Guerra Mundial que se aproxima, nada mais plausível que um papa brasileiro se refugiando no Brasil.


Se Odilo Pedro Scherer vencer este conclave, reunir-se-iam novamente no final dos tempos, os dois principais apóstolos do início do catolicismo: São Pedro e São Paulo. O Arcebispo de São Paulo estaria à frente do trono de São Pedro.




4 comentários:

Giordano Cimadon disse...

Ótima análise esotérica!

Chevalier's mind disse...

Considerando a atual situação política mundial e todos os sinais relacionados no post, tudo faz bastante sentido.

É triste pensar que uma Terceira Guerra Mundial possa estar tão próxima... =(

Kleiton Luiz disse...

Olá Giordano. Obrigado por seu comentário!

Bem, já há algumas suposições de que Francisco seria sim Petrus Romanus. Vamos aguardar o desenrolar dos fatos!

Abraços!

Kleiton Luiz disse...

Olá Guilherme!

Realmente, parece que a Terceira Guerra Mundial é inevitável!

Abraços