segunda-feira, 18 de março de 2013

Ordem dos Templários




Março, definitivamente, parece não ter sido um mês auspicioso na Idade Média para os cristãos primitivos. Em 16 de março de 1244 os cátaros foram massacrados no Castelo de Montségur e, apenas 70 anos depois, os Templários foram julgados e condenados a morrer na fogueira em 18 de março de 1314.

A Ordem dos Templários foi constituída por 9 cavaleiros em 1119 como uma Ordem Militar de Cavalaria, e extinta em 1312. Surgiu como uma proteção aos cristãos que peregrinavam até Jerusalém. Esta Ordem Militar prosperou vertiginosamente nestes quase duzentos anos de existência.


Denominavam-se "Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão", pois o local onde originalmente se estabeleceram (segundo a tradição) foi o Monte do Templo em Jerusalém, local onde existira previamente o Templo de  Salomão. 

A questão do estabelecimento desta Ordem no Templo de Salomão nos remete a uma reflexão: além da visão histórica, podemos perceber  esta alegoria de uma maneira esotérica, simbólica, profunda. 

Sabemos que, segunda a Bíblia Hebraica, o Templo de Salomão teria sido construído no século XI a.C. Foi o primeiro Templo em Jerusalém, funcionando como um local de culto religioso judaico central para a adoração ao Deus de Israel, YHWH (Jeová, muitas vezes traduzido erroneamente por Javé). 

Não negamos aqui a existência física de um local denominado "Templo de Salomão", já que é inegável os relatos históricos sobre ele. O que queremos é mostrar uma outra visão sobre este tema. 

O Templo também representa o homem auto-realizado, ou seja, aquele que conseguiu seu "religare" com Deus. Não é por acaso que YHWH se manifestava somente dentro do Templo de Salomão.

Por acaso não estará atualmente nosso "Templo de Salomão Interior" destruído por nosso egoísmo, ignorância, vícios, erros? Manifesta-se Deus em nosso interior, a todo momento? Reflitamos...

Tem-se também como tradição (já que não há evidências históricas quanto a isso), que os primeiros cavaleiros templários teriam descoberto um grande segredo nas ruínas do Tempo de Salomão.

Ao compreendermos que o Templo simboliza o religare íntimo de nossa Consciência com nosso Ser, entenderemos que os segredos achados pelos cavaleiros templários possuem também uma conotação simbólica.

Alguns acreditam ser este segredo a Arca da Aliança, outros acreditam ser documentos que comprovem o casamento de Jesus Cristo com Maria Madalena e ainda outros acreditam que este segredo Templário seria a descoberta do Santo Graal, a taça na qual Cristo celebrara a última ceia.

De qualquer forma, podemos dizer que os Templários obtiveram acesso a todos estes segredos, que na verdade, se reduzem a uma mesma simbologia: o Sexo.

Aplicando este conhecimento de regeneração espiritual, a Ordem ficou muito rica e poderosíssima. Recebiam bens e doação de terras; Seu poderio econômico, político e militar foram as bases para que pudessem exercer uma forte influência em toda a Europa.

Com o passar do tempo muitas dos ideais e conhecimentos secretos foram se perdendo, fazendo com que as derrotas sofridas pela ordem reforçassem a ideia de que os templários já não cumpriam sua missão de liberar e proteger os caminhos para Jerusalém.

Começaram então as perseguições pelo rei Felipe, o Belo, incomodado pelo poder e pela autonomia que os Templários possuiam junto a Roma e aos outros Reinos.

Os Templários são então acusados de heresias, como cuspir na cruz e homossexualismo, entre outras. No dia 13 de Outubro de 1307 (sexta-feira), o Rei Felipe, o Belo, captura os Templários, que foram levados a julgamento. 

Sendo considerado culpado destas "heresias", o Grão Mestre Jacques De Molay é queimado vivo na fogueira em 18.03.1314.

Nenhum comentário: