domingo, 19 de setembro de 2010

Nikolas Tesla


Cientista que alcançou grande reconhecimento na cultura popular, Nikola Tesla nasceu na Croácia em 1856 e foi um grande inventor, tendo trabalhos de grande importância científica nos campos da engenharia mecânica e eletrotécnica. É mais conhecido pela suas contribuições revolucionárias no campo do eletromagnetismo no fim do século XIX e início do século XX.


Sua personalidade excêntrica e suas afirmações aparentemente inacreditáveis sobre possíveis desenvolvimentos científicos e tecnológicos o forçaram, no final de sua longa vida, ao ostracismo e à estereotipação. Morto sem dinheiro e sem família, até os dias de hoje a imagem de Tesla serve como protótipo de cientista maluco.

Quando jovem, Tesla estudou Engenharia Elétrica na Universidade Tecnológica de Graz, na Áustria. Mas isso apenas até o primeiro semestre do terceiro ano, quando deixou de atender às aulas e cortou suas relações com a família. Fugiu para a Eslovênia, deixando seus amigos apreensivos, imaginando que tivesse se afogado no rio Mura. Mais tarde retorna à Universidade, mas desiste uma vez mais, dando continuidade aos seus estudos de forma autodidata.



Então, em 1884, Tesla mudou-se para os Estados Unidos da América, fixando-se em Nova Iorque e tornando-se um assistente do famoso cientista da época, Thomas Edison. Os dois trabalharam juntos mas, após um sério desentendimento de natureza financeira, Tesla perde o emprego e passa por um período difícil, chegando a realizar trabalho braçal.


Uma curiosidade sobre sua intimidade é que sempre fazia as coisas de acordo com o número três, e era inflexível em relação a ficar em quartos de hotel cujo número era divisível por três. Poderia isso ser, mesmo que inconscientemente, uma percepção sobre a Lei do Triamazikamno?

Tesla é, sem dúvida, um dos responsáveis pela Segunda Revolução Industrial, que modificou completamente a forma como vivemos atualmente. Em 1887, consegue realizar um contrato com um grande investidor e vende sua patente da corrente alternada para George Westinghouse.

É considerado o inventor de vários dispositivos, entre eles o rádio, o motor de corrente alternada, a corrente polifásica, comutadores elétricos e ligação em estrela, novos tipos de geradores e transformadores, comunicação sem fio, a lâmpada fluorescente, controle remoto por rádio e protótipos de transmissão de energia.

Depois da sua demonstração na transmissão sem fios (culminando posteriormente na criação do rádio) em 1894, Tesla e George Westinghouse travaram uma batalha contra Thomas Edison, que ficou conhecida como a “Guerra das Correntes”. A mesma mudou completamente nossa sociedade. 

Thomas Edison defendia a distribuição de energia elétrica através de corrente contínua, que era mais segura, porém com problemas em sua distribuição para longas distâncias. Já Nikola Tesla e George Westinghouse defendiam a distribuição através de corrente alternada, quer possibilitava a transmissão de energia através de longas distâncias.

George Westinghouse convence o governo americano a adotar o modelo-padrão de corrente alternada (AC) como meio mais eficiente para a distribuição de energia elétrica, contrariando interesses de seu antigo empregador.

Após sair vencedor da referida "Guerra das Correntes", tornou-se muito respeitado como um dos maiores engenheiros eletrotécnicos que trabalhavam nos EUA. Devido à sua personalidade excêntrica e às suas afirmações comumente tidas como bizarras e inacreditáveis, Tesla caiu no descrédito e no ostracismo, sendo o próprio esteriótipo de um “cientista maluco”.

Muitas das suas realizações foram usadas, com alguma controvérsia, para apoiar algumas das chamadas pseudociências, sendo ele também ligado a algumas teorias sobre OVNIs, engenharia reversa e às primeiras formas de ocultismo New Age.

Mas o mais intrigante em toda a vida do gênio Nikola Tesla talvez seja a forma pela qual conseguia perceber e visualizar suas invenções. Em sua autobiografia, Tesla relatou que experienciava momentos pormenorizados de inspiração, conhecidos como ”Intuição”.

Durante o início da sua vida, Tesla foi atingido pelo processo recorrentemente. Muitas vezes surgiam clarões de luz que o cegavam. Na maioria das vezes as visões estavam ligadas a uma palavra ou uma ideia. Apenas por ouvir algum assunto ser mencionado, involuntariamente o visionava com detalhes realísticos.

Tesla podia perceber uma invenção em sua mente de forma concreta, antes de começar a construí-la, sendo esta uma das mais precisas definições do ”Poder da Intuição”.

A intuição nada mais é que uma faculdade de nossa consciência, que surge em nós quando deixamos de utilizar o processo racional e começamos a trabalhar com nossa criatividade. Albert Einstein uma vez disse: "Não existe nenhum caminho lógico para a descoberta das leis do Universo - o único caminho é o da intuição.”

Sua vida foi marcada por visões psíquicas e espirituais, que o ajudavam a criar seus inventos. Em muitos momentos, ao simplesmente ouvir ou ler uma palavra, Tesla passava a ter visões clarividentes sobre novos inventos ou soluções para problemas que tentava resolver. As invenções que surgiam em sua consciência apresentavam uma riqueza de detalhes impressionante, incluindo as dimensões exatas de seus componentes.

E estas visões não se limitavam a criações tecnológicas. Certa vez, Tesla acordou no meio da noite, e se recordou do sonho que tivera. Nele, o cientista presenciava a morte de sua mãe. Tesla despertou com a certeza de que o fato tinha ocorrido, o que mais tarde se comprovou verdadeiro.

Tesla faleceu em 7 de Janeiro de 1943, em Nova Iorque. Após sua morte muitas das suas invenções têm sido usadas para apoiar várias teorias. Muito do trabalho próprio de Tesla obedece aos princípios e métodos aceitos pela ciência, mas a sua personalidade extravagante tornou-o uma figura popular entre teóricos excêntricos e seguidores de teorias sobre "conhecimento oculto". Tanto isso é verdade, que existem teorias que atribuem a Nikolas Tesla a responsabilidade sobre o incidente ocorrido em Tunguska, na Sibéria, exatamente às 7 horas e 17 minutos do dia 30 de Junho de 1908. Segundo tal teoria, a devastação de mais de 60 Km2 teria sido provocada por experimentos de Nikolas Tesla.

Nenhum comentário: