sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Wilhelm Reich


Wilhelm Reich nasceu em 24 de março de 1896, em Dobrzanica, uma pacata cidade do Império Austro-Húngaro (hoje pertencente à Ucrânia). Era filho de Leon e Cecilie Reich.Desde muito jovem, vivendo na fazenda e em contato direto com a natureza, se interessou pelos fenômenos naturais.

Sua mãe suicidou-se em 29 de setembro de 1910, no ápice de uma tragédia familiar. Em 1914 quem falece é seu pai, vítima da pneumonia, deixando o jovem Reich desamparado, tendo que gerir a fazenda em condições difíceis. Mesmo com as adversidades, Wilhelm Reich prosseguiu com os estudos e durante a Primeira Guerra Mundial - conflito que se iniciaria um ano depois - a região onde morava doi invadida pelos Russos e sua fazenda foi destruída.



Em 1919, conhece Sigmund Freud. Wilhelm Reich formou-se em 1922 e iniciou seus trabalhos com o tratamento de pacientes portadores de distúrbios mentais, na Universidade Neurológica e Psiquiátrica, junto a Paul Schilder. Em relação à sua vida conjugal, Wilhelm Reich teve várias mulheres. Primeiramente foi casado com uma de suas pacientes, Annie Reich, da qual se divorciou em 1932. Com a mesma teve duas filhas, Eva e Lore.


Também conviveu com a bailarina Elsa Lindenberg e, ainda mais tarde, com sua assistente Ilse Ollendorf - com quem casou-se e teve outro filho - Peter. Ainda mais tarde, encontrou sua última companheira, Aurora Karrer, bióloga e sua colaboradora.

Em 1939 mudou-se para Nova Iorque para divulgar suas idéias - agora na língua inglesa - sendo seu livro "A função do orgasmo" publicado em inglês pela primeira vez em 1942.



Reich enfatizou a natureza essencialmente sexual das energias com as quais lidava e descobriu que esta bioenergia era bloqueada de forma mais intensa na área pélvica de seus pacientes, na região sexual. Errôneamente, Wilhelm Reich chegou a acreditar que o objetivo da terapia deveria ser a libertação dos bloqueios do corpo e a obtenção de plena capacidade através do orgasmo e espasmo sexual, afim de estabelecer o equilíbrio do orgone. Sabemos que a energia sexual - desequilibrada tanto nos homens quanto nas mulheres – deve ser transmutada através do Êxtase da Cooperação Sexual.

Apenas através da mútua cooperação sexual sem desperdício energético é que poderemos transformar este tipo de energia fundamental, realizando um processo de sutilização, tal como ocorre nas refinaria de petróleo. A palavra "Petróleo" pode ser dividida em duas: "Petro" e "Óleo", ou seja, "óleo de pedra". Tal como o petróleo é o combustível principal de nossa sociedade, também nosso "óleo de pedra" - o óleo da pedra fundamental de Yesod, a própria energia sexual - é nosso combustível interno.

Na tentativa de acumular esta energia primeva universal, Reich criou nos Estados Unidos um instituto para o estudo do orgone, que utilizou em tratamentos contra o câncer. Reich inventou a chamada caixa orgônica, um aparato muito simples, uma caixa feita com metal, lã de vidro e madeira, que denominou de “acumulador de orgônio”. Inseria os ratos com tumor no interior da caixa por alguns minutos todos os dias e observou que os tumores, em sua maioria, iam desaparecendo.

Reich aproximou-se de idéias menosprezadas pelo meio científico tradicional, tais como a Teosofia e Espiritismo, falando da existência de uma substância intangível, vital, que batizara de orgone – princípio cósmico que conhecemos com outros nomes (prana, fluido cósmico universal, chi, etc). Analisando os efeitos da respiração no ato sexual, Reich chegou a conclusões sobre: seu efeito na mente, normalização do fluxo energético nas trocas energéticas entre os parceiros e influência na absorção do orgônio.

Sabemos que nossa energia vital (sexual) é a responsável pela organização celular, é o modelo de nosso corpo físico. Sendo assim, o câncer nada mais é que um desarranjo, uma desorganização desta nossa energia orgônica, sexual.
Wilhelm Reich inventou também a "Cloudbuster", a máquina de fazer chover e um motor que funcionava com a energia vital. Em 1954 começou a ser investigado pela FDA (Federal Food and Drug Administration), sendo então processado e preso, após infrutíferas tentativas de apelação. Faleceu de ataque cardíaco em 3 de novembro de 1957.

Nenhum comentário: