segunda-feira, 18 de julho de 2011

Os Elementos Químicos na Alquimia (2/2)


Continuando nossas idéias sobre a Alquimia, podemos afirmar que no Sal juntamos dois compostos incompatíveis, um Metal e um Ametal. Posteriormente, para aperfeiçoar, para purificar tal operação é necessária uma energia externa. Por isso concorre à nós um elemento que possui uma característica a qual denominamos de eletropositividade, ou seja, doa elétrons, se sacrifica, doa energia: o Magnésio - um Metal Alcalino Terroso, viva representação do Chrestus Cósmico.

Nosso Magnésio Interior mediante o Supremo Sacrifício, morrerá, sacrificar-se-á, doará energia para que nosso Antimônio Interior faça seu trabalho, que é o de fixar neste material (o Mercúrio dos Sábios fecundado pelo Enxofre) o composto mais perfeito que existe, o único que não se oxida: o Ouro. Desta forma conseguiremos a vida eterna, a Imortalidade, adquirindo na Alquimia aquilo que denominamos de Nitrogênio (Corpo Astral Superior), Oxigênio (Corpo Mental Superior) e o Carbono (Corpo Causal Superior).

Ao final, quando purificarmos completamente nosso Corpo Causal Superior através da Alquimia, atingiremos a perfeição do Carbono, que conhecemos como Diamante. Não foi por acaso que Helena Petrovna Blavatski denominou nossa absoluta perfeição de "Alma-Diamante", ou seja, nosso Carbono Interior (Corpo Causal Superior) purificado... É bom aclararmos que quando chega-se a estes momentos, o Iniciado já eliminou de si todo o Mercúrio Seco e todo o Enxofre Arsenicado. A Trindade Imortal que conseguiu formar sua Alma-Diamante penetra de forma definitiva na Felicidade Absoluta de I.A.O - O Espaço Abstrato Absoluto.

Observando a "Magnum Opus" desta maneira podemos descrevê-la como o trabalho de transformar metais (compostos inorgânicos - aqueles que não possuem Carbono coordenado em suas moléculas), como o Mercúrio por exemplo, em compostos orgânicos - ou seja - compostos relacionados à vida, em última análise, ao Corpo Causal Superior Purificado - o Carbono da Alquimia Secreta. Resumindo: do Inorgânico ao Orgânico. Do Caos à Ordem. Da Morte à Vida. Assim sendo, compreendemos que no estado atual não passamos de "agregados de átomos" em estado caótico, sendo nós inorgânicos psicologicamente falando, estamos mortos e inanimados, sendo apenas possível a formação da vida (espiritual) em nosso interior quando decidirmo-nos radicalmente pela realização do trabalho alquímico e particular através da total Revolução.

Para nos auxiliar neste trabalho muitos estudos – documentos, papéis, mapas, alegorias - foram deixados, assinalando-nos o caminho. Mas também há que existir em nós o ímpeto, a busca, a vontade, a consciência.

E é baseado nesta faculdade que todos temos que desenvolver – a Consciência – aliada ao bom senso e à livre expressão, que tomo a liberdade de compartilhar com vocês nos próximos posts um breve estudo que realizei a respeito dos elementos químicos na alquimia. De antemão deixo claro que fundamentei-me nas mais diversas obras existentes sobre o tema e também em minhas próprias experiências, impressões, entendimentos, opiniões, idéias, conceitos e compreensões, os quais irei expor aqui de maneira breve e objetiva, sem querer com isso esgotar - de forma alguma - este tema tão vasto.
O primeiro elemento do qual irei falar será sobre o Mercúrio. Aguardem!!!

Nenhum comentário: