quarta-feira, 30 de abril de 2008

Gnosis - Os Quatro Pilares da Sabedoria


Desde os primórdios da humanidade o homem tem buscado resposta para os três principais enigmas de sua existência: "Quem sou, da onde vim e para onde vou". Os mais conhecidos e renomados filósofos procuram, desde tempos imemoriais, responder a estas três perguntas. Nós, por muitas vezes, também já sentimos este vazio existencial e procuramos responder a estas perguntas de nossa própria maneira.

O termo "Gnosis" vem do grego e significa "conhecimento". Um tipo de conhecimento superior, transcendental, intuitivo. É a busca pelo conhecimento da vida, não de uma forma intelectual, mas sim de uma forma prática, por experiências pessoais e transcendentais. Uma forma totalmente espiritual.

Para ilustrar a situação, pediria a você leitor, que deixasse de ler este curso por apenas uma fração de segundos e colocasse dois de seus dedos em uma tomada. O que aconteceria? A resposta você sabe, pois você tem a "Gnosis" desta situação. Em um determinado momento anterior, lidando com a eletricidade, muito provavelmente você já sofreu um choque, por menor que tenha sido, e com isso sabe perfeitamente que se você fechar o circuito elétrico, quase com certeza você tomará outro choque. Digo quase que com certeza, pois não é sempre quando algo fecha o circuito elétrico, leva necessariamente um choque. É preciso uma diferença de potencial (ddp) para que isto ocorra. Um exemplo claro são os pássaros. Como esta ddp não é criada quando os pássaros permanecem em cima dos fios de alta tensão, eles não morrem eletrocutados. Mas se nós encostarmos em um fio de alta tensão, será criada uma diferença de potencial e consequentemente morreremos eletrocutados.

Como o choque em uma tomada é uma experiência pessoal e intransferível sua, você pode pô-la em palavras, descrever, explicar, mas nunca estas ações serão comparadas ao momento do choque em si. Desta forma é a Gnosis. É a busca pelo verdadeiro, pelo divino, através de nós mesmo, através de nossas experiências pessoais, do autoconhecimento, ou seja, falar com conhecimento de causa, com consciência. Todos nós podemos falar sobre como tomamos um choque, já que vivenciamos isso verdadeiramente. Agora, será que todos nós podemos falar com conhecimento de causa sobre o que é Deus? Nós já experimentamos Deus? O que é o "Céu" ou o "Nirvana"? Já estivemos lá? E reencarnação? Existe? E o à respeito do "Inferno"? Também existe? Quem vive nestas regiões? E porque vivem lá? Até quando permanecerão lá? Estes são pontos que devem ser considerados e questionados, para que desta forma tenhamos verdadeiro conhecimento de causa destas questões. Somente conhecendo a causa e a conseqüência do todo que nos rodeia, somente compreendendo as regras do universo é que poderemos lidar de forma mais inteligente com isso que denominamos "Vida".

Por tratar-se do conhecimento em si, podemos encontrar a Gnosis em qualquer lugar do Universo. Existem quatro pilares básicos da sabedoria, ou seja, quatro bases fundamentais pela qual o conhecimento foi transmitido às futuras gerações desde os tempos antigos: Arte, CiênciaFilosofia e Religião.

Por tentar complementar este vazio que existe dentro de nós é que o ser humano possui dentro de si uma característica muito importante que chamamos de "Religiosidade". Ou seja, um sentimento de procurar algo espiritual, superior.

Nenhum comentário: