quarta-feira, 3 de abril de 2013

A Arca da Aliança

A Arca da Aliança, ou Arca da Ciência, é um dos objetos mais místicos de todos os tempos. E, por nunca ter sido realmente encontrada, sua história fascina tanto as pessoas. Até filmes foram feitos a seu respeito, como "Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida".

Esta Arca, segundo a bíblia hebraica em seu livro do Êxodo, foi montada sob a orientação de Moisés, por mandato de YHWH, o Deus Judaico. 

A história de Moisés é profundamente mitológica e simbólica. Ainda no deserto, após fugirem dos egípcios, Jehová entregou os dez mandamentos ao povo judeu, e ordenou que fosse construída sua morada, o "Tabernáculo":
"E me farão um santuário, e habitarei no meio deles.
Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus pertences, assim mesmo o fareis." 



O Tabernáculo era dividido em três partes: O átrio exterior, o santo lugar e o santo dos santos. Precisamente nesta última parte, na qual ninguém podia entrar, exceto o Sumo-sacerdote em épocas especiais, ficava a Arca da Aliança. Jehová ordenou que a construção desta Arca se desse da seguinte maneira:
"Também farão uma arca de madeira de acácia; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio, e de um côvado e meio a sua altura.
E cobri-la-á de ouro puro; por dentro e por fora a cobrirás; e farás sobre ela uma coroa de ouro ao redor;
E fundirás para ela quatro argolas de ouro, e as porás nos quatro cantos dela, duas argolas num lado dela, e duas argolas noutro lado.
E farás varas de madeira de acácia, e as cobrirás com ouro.
E colocarás as varas nas argolas, aos lados da arca, para se levar com elas a arca.
As varas estarão nas argolas da arca, não se tirarão dela.
Depois porás na arca o testemunho, que eu te darei.
Também farás um propiciatório de ouro puro; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio.
Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório.
Farás um querubim na extremidade de uma parte, e o outro querubim na extremidade da outra parte; de uma só peça com o propiciatório, fareis os querubins nas duas extremidades dele.
Os querubins estenderão as suas asas por cima, cobrindo com elas o propiciatório; as faces deles uma defronte da outra; as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório.
E porás o propiciatório em cima da arca, depois que houveres posto na arca o testemunho que eu te darei.
E ali virei a ti, e falarei contigo de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins (que estão sobre a arca do testemunho), tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel." 
Como os Judeus ainda estavam no deserto, em busca da Terra Prometida, o Tabernáculo era um local provisório que ora era montado, ora desmontado.  Por isso há uma clara alusão de que a Arca possuísse mecanismos com os quais pudesse ser carregada. Somente os sacerdotes levitas podiam tocá-la e/ou carregá-la.

Outros relatos apontam que esta Arca teria sido roubada por povos inimigos de Israel, tendo estes sofridos chagas, mortes e doenças enquanto estiveram na posse da Arca.

Davi, no início de seu reinado, ordenou que a Arca da Aliança fosse levada para Jerusalém. Ela não mais ficaria em uma tenda provisória (Tabernáculo), e sim em um local permanente. 

Algum tempo depois, Davi percebeu que a Arca, símbolo da presença máxima de Deus na Terra, habitava uma tenda, enquanto ele vivia em um suntuoso palácio. Assim, começou a planejar a construção de um grande Templo. Este foi concluído somente pelo seu filho, Salomão. Temos aí o porque da construção do famoso "Templo de Salomão"

Aproximadamente em 586 a.C (na segunda invasão a Judá), ou, segundo outros historiadores, em 609 a.C (primeira invasão a Judá), o rei  babilônico Nabucodonosor, tomou a cidade de Jerusalém. A bíblia relata que um grande incêndio destruiu o Templo. A Arca não aparece mais na narrativa bíblica, tornando-se vago seu destino.

Algumas teorias surgiram então. Os rabinos Shlomo Goren e Yehuda Getz acreditam que a Arca ainda permanece escondida embaixo da Montanha do Templo, tendo sido enterrada antes que Nabucodonosor pudesse roubá-la;

Outros acreditam que o rei babilônico possa ter derretido a Arca, ou que esta possa ter sido roubada dos babilônicos por seus inimigos;

Já para a Igreja Ortodoxa Etíope, a Arca da Aliança foi levada de Jerusalém para a Etiópia pelo filho do Rei Salomão e a Rainha de Sabá. A Arca estaria guardada numa capela da Igreja de Santa Maria de Sião da cidade de Aksum;

Bem, o que ainda não foi mencionado e é um dos aspectos mais importantes da referida Arca, são os elementos que estavam dentro dela, a saber:
  1. O Báculo de Aarão;
  2. O Decálogo (As Tábuas da Lei);
  3. Cálice (ou Gomor);
Uma análise esotérica da Arca da Aliança e de seus elementos será realizado no próximo post. Perceberemos que, esotericamente falando, a Arca da Aliança pode estar mais perto do que imaginamos...

Nenhum comentário: