domingo, 7 de agosto de 2011

Os Elementos Químicos na Alquimia - Mercúrio (2/2)

Podemos dar continuidade aos nossos estudos sobre o Mercúrio interior refletindo sobre o aspecto líquido desta substância.
Por que os antigos alquimistas escolheram especialmente este elemento (Hg), juntamente com o Enxofre e o Sal, para simbolizar uma das três substâncias fundamentais da “Magnum Opus”?

A Alquimia é um processo de transformação interna (causa), e que como reflexo pode ser aplicada também no ambiente externo (consequência). Assim sendo, a base dos processos com os quais os alquimistas trabalham é um elemento interno que tem uma forma líquida, imprescindível para a obtenção do “Mercúrio dos Sábios”: o sêmen.

domingo, 31 de julho de 2011

A Simbologia por trás do Capitão América


Estreou no último dia 29 de Julho um dos filmes mais aguardados do ano: “Capitão América”. O super herói em questão foi criado em 1941, no apogeu da Segunda Guerra Mundial, para imprimir na sociedade americana a idéia de patriotismo. Em suas primeiras aparições é possível vê-lo, ao lado de seu parceiro Bucky, combatendo vários inimigos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

O filme conta a história de um franzino homem – Steve Rogers - que deseja de toda e qualquer forma participar da campanha americana na Segunda Guerra Mundial; Ao ser dispensado do exército, por sua saúde debilitada, Steve deixa claro que faria qualquer tipo de esforço para poder lutar pelos Estados Unidos. Qualquer esforço mesmo. Assim sendo, ele é convidado a participar de um experimento para a criação de super soldados. Aqui já podemos realizar nossa primeira reflexão sobre o Capitão América e seu simbolismo ocultista e mitológico.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Os Elementos Químicos na Alquimia - Mercúrio (1/2)


Conversaremos hoje um pouco sobre o Mercúrio, um dos principais elementos da Alquimia. O Mercúrio é um dos seis elementos que estão em estado líquido em temperatura ambiente ou naquelas próximas, sendo que, além do Bromo, este é o único elemento que encontra-se neste estado nas Condições Padrão de Tempertatua e Pressão (0°C e 1 bar).

Seu símbolo é Hg e seu número atômico é 80. Comparado com outros metais, não é um bom condutor de calor entretanto é um bom condutor de eletricidade. Estabelece uma liga metálica facilmente com outros metais, como o ouro e a prata, o que denominamos de “amálgama”. É insolúvel em água e solúvel em ácido nítrico, que os antigos alquimistas denominavam de “Aqua fortis”.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Os Elementos Químicos na Alquimia (2/2)


Continuando nossas idéias sobre a Alquimia, podemos afirmar que no Sal juntamos dois compostos incompatíveis, um Metal e um Ametal. Posteriormente, para aperfeiçoar, para purificar tal operação é necessária uma energia externa. Por isso concorre à nós um elemento que possui uma característica a qual denominamos de eletropositividade, ou seja, doa elétrons, se sacrifica, doa energia: o Magnésio - um Metal Alcalino Terroso, viva representação do Chrestus Cósmico.

Nosso Magnésio Interior mediante o Supremo Sacrifício, morrerá, sacrificar-se-á, doará energia para que nosso Antimônio Interior faça seu trabalho, que é o de fixar neste material (o Mercúrio dos Sábios fecundado pelo Enxofre) o composto mais perfeito que existe, o único que não se oxida: o Ouro. Desta forma conseguiremos a vida eterna, a Imortalidade, adquirindo na Alquimia aquilo que denominamos de Nitrogênio (Corpo Astral Superior), Oxigênio (Corpo Mental Superior) e o Carbono (Corpo Causal Superior).

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Os Elementos Químicos na Alquimia (1/2)


Há milhares de anos se tem discutido, estudado e inquirido a respeito da transformação dos elementos. A mudança de determinadas substâncias em outras ocasionou a descoberta de variados compostos de nosso universo, assim como a expansão do conhecimento e alterações significativas em nossa sociedade.

O que hoje conhecemos como uma ciência, a Química, na verdade vem de algo muito mais antigo: a Alquimia. Este termo possivelmente seja uma derivação da palavra árabe الخيمياء (al-kimia) e, muito mais que apenas uma ciência é uma filosofia de vida, sendo a ciência apenas um dos seus produtos matemáticos.

domingo, 3 de julho de 2011

Lulzsec, Anonymous e a Era de Aquário


Na madrugada do último dia 22 (22/06/2011) duas páginas ligadas ao governo brasileiro - “presidencia.gov.br” (o site da Presidência da República) e o “brasil.gov.br” (que contém informações do governo) - saíram do ar. Isto ocorreu graças ao grupo de hackers que se intitula de Lulzsecbrazil, um "braço" do grupo Lulzsec.
Bem, o propósito deste post não é defender ou apoiar a ação deste grupo. Cada qual tem a liberdade para pensar e agir como quiser, sendo nosso propósito aqui apenas analisar o contexto sócio-cultural no qual este fato ocorreu.
Segundo uma recente entrevista, um dos seus integrantes teria dito que a missão do Lulzsec é "informar os brasileiros do que acontece nos bastidores do governo e fazer com que abracem nossa causa para que possamos fazer uma revolução neste país."